domingo, 23 de outubro de 2011

Arcos Côngruos e as dúvidas pendentes.

Bom dia Felipe foi que com muita alegria que vi o seu comentário. E isso aí, temos que começar a fazer a nossa internet.nossa mais nova ferramenta de estudo. O que acho muito bom para  todos nós.

Pensamento do dia :"Ninguém é tão inteligente que não  precise a aprender mais um pouco da vida e ninguém é tão sem conhecimento da vida que na possa aprender"

Arcos Côngruos São arcos que partem da origem seguem num sentido positivo, sentido anti-horário ( contrário dos ponteiros do relógio ) ou que partem no sentido negativo sentido horário( igual ao sentido dos ponteiros do relógio.
Bem eu acho que até  ai você entendeu , não?
Exemplicando  os arcos dos ângulos  1490º e -1.030º

1490 : 360   =  4 voltas e 50º sentido positivo - sentido anti- horário

1490º=  50º +  3.X360º +360º
1490º = 50º+1080 +360º
1490º= 50º + 1440
1490º  =  1490º

Daí se conclui que o primeiro arco dá 4 voltas e para 50º portanto no 1º quadrante.

-1.030º : 360º =    2 voltas  e  -310º sentido negativo sentido horário

neste caso temos que somar  a  pois o arco e negativo para saber qual é o quadrante que ele realmente se encontra     =  -310º +360º = 50º   daí se conclui que se encontra no 1º quadrante e são côngruos.

-1030º  =   50º - 2.360º - 360º
-1030º = 50 º - 720º. -360º
-1.030º = 50º -1080º
-1030º  = -1.030º 

Todos arcos estão no 1º quadrante , porém parte do sentido anti-horário, ( sentido positivo) e o outro parte do sentido horário sentido negativo.

Outro exemplo

: 390º e -1080º

390º:360º= 1 volta e 30º no sentido positivo sentido anti-horário, portanto está no primeiro quadrante.


390º  = 30º + 1X.360º
390º = 390º 

Agora -1020º

-1020º : 360º = 2 voltas  e -300º 



390:360= 1 volta  e - 300º 

 Neste caso temos que somar -300º+ 360º  = 60º  então ele está também no primeiro quadrante porém em sentido negativo.

-1020º  =  60º -3.360º
-1020º=  60º -1080º
-1020º = -1.020º

Agora  espero que você tenha entendido a minha explicação, mas sempre que quiser retorne aqui pois eu estarei ao inteiro dispor.

Passe essa informação seus colegas e procure dizer que devem acessar o meu blog para eu ter retorno e postar mais exemplos aqui.


Um abraço fraterno  a você e todos da turma.

Prof. Zaily Madeiros

6 comentários:

  1. sim...Deu pra esclarecer sim professora obrigado, foi muito instrutivo!!! tentei fazer alguns aqui em casa, acho q ficou certo... obrigado novamente, na aula de hoje não deu muito pra entender o que a senhora ensinou no geogebra eu queria aprender pra poder baixar esse programa, mais mesmo assim eu do uma de curioso aqui e mexo aqui, muito obrigado pelo esclarecimento professora!!! grande abraço

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  2. Bom tarde Felipe. Fiquei muito contente com o seu retorno ao meu blog. Fique calmo que amanhã você vai ter mais uma aula sobre a função seno. Álias se quiser baixar va no google e por pelo geogebra que tem.Mas é necessário ter um java em seu pc. Esta vendo como uma aula torna-se muito produtiva.
    Um abraço carinhoso. E fale com os seus colegas que o caminho é esse mesmo para o conhecimento.

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  3. Oi professora, sou eu Ewerton da 1007, li novamente e entendi a explicação, menos na parte de se somar/diminuir 360° pq? é pra todos permanecerem no primeiro quadrante?

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  4. Estou com duvidas em uma parre de Redução ao IQ. Quando um arco é negativo, basta obter a sua representa POSITIVA, como eu faço essa representação? Por exemplo: -100°=260°=80° pois -100°=260° coko eu vou descobril que é igual a 260 e 80?? como faço pra chegar a esses valores??

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  5. Estou com duvidas em uma parre de Redução ao IQ. Quando um arco é negativo, basta obter a sua representa POSITIVA, como eu faço essa representação? Por exemplo: -100°=260°=80° pois -100°=260° coko eu vou descobril que é igual a 260 e 80?? como faço pra chegar a esses valores??

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  6. como você achou esse ""50°""
    sentido positivo - sentido anti- horário"?

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