Bom dia Felipe foi que com muita alegria que vi o seu comentário. E isso aí, temos que começar a fazer a nossa internet.nossa mais nova ferramenta de estudo. O que acho muito bom para todos nós.
Pensamento do dia :"Ninguém é tão inteligente que não precise a aprender mais um pouco da vida e ninguém é tão sem conhecimento da vida que na possa aprender"
Arcos Côngruos São arcos que partem da origem seguem num sentido positivo, sentido anti-horário ( contrário dos ponteiros do relógio ) ou que partem no sentido negativo sentido horário( igual ao sentido dos ponteiros do relógio.
Bem eu acho que até ai você entendeu , não?
Exemplicando os arcos dos ângulos 1490º e -1.030º
1490 : 360 = 4 voltas e 50º sentido positivo - sentido anti- horário
1490º= 50º + 3.X360º +360º
1490º = 50º+1080 +360º
1490º= 50º + 1440
1490º = 1490º
Daí se conclui que o primeiro arco dá 4 voltas e para 50º portanto no 1º quadrante.
-1.030º : 360º = 2 voltas e -310º sentido negativo sentido horário
neste caso temos que somar a pois o arco e negativo para saber qual é o quadrante que ele realmente se encontra = -310º +360º = 50º daí se conclui que se encontra no 1º quadrante e são côngruos.
-1030º = 50º - 2.360º - 360º
-1030º = 50 º - 720º. -360º
-1.030º = 50º -1080º
-1030º = -1.030º
Todos arcos estão no 1º quadrante , porém parte do sentido anti-horário, ( sentido positivo) e o outro parte do sentido horário sentido negativo.
Outro exemplo
: 390º e -1080º
390º:360º= 1 volta e 30º no sentido positivo sentido anti-horário, portanto está no primeiro quadrante.
390º = 30º + 1X.360º
390º = 390º
Agora -1020º
-1020º : 360º = 2 voltas e -300º
390:360= 1 volta e - 300º
Neste caso temos que somar -300º+ 360º = 60º então ele está também no primeiro quadrante porém em sentido negativo.
-1020º = 60º -3.360º
-1020º= 60º -1080º
-1020º = -1.020º
Agora espero que você tenha entendido a minha explicação, mas sempre que quiser retorne aqui pois eu estarei ao inteiro dispor.
Passe essa informação seus colegas e procure dizer que devem acessar o meu blog para eu ter retorno e postar mais exemplos aqui.
Um abraço fraterno a você e todos da turma.
Prof. Zaily Madeiros
sim...Deu pra esclarecer sim professora obrigado, foi muito instrutivo!!! tentei fazer alguns aqui em casa, acho q ficou certo... obrigado novamente, na aula de hoje não deu muito pra entender o que a senhora ensinou no geogebra eu queria aprender pra poder baixar esse programa, mais mesmo assim eu do uma de curioso aqui e mexo aqui, muito obrigado pelo esclarecimento professora!!! grande abraço
ResponderExcluirBom tarde Felipe. Fiquei muito contente com o seu retorno ao meu blog. Fique calmo que amanhã você vai ter mais uma aula sobre a função seno. Álias se quiser baixar va no google e por pelo geogebra que tem.Mas é necessário ter um java em seu pc. Esta vendo como uma aula torna-se muito produtiva.
ResponderExcluirUm abraço carinhoso. E fale com os seus colegas que o caminho é esse mesmo para o conhecimento.
Oi professora, sou eu Ewerton da 1007, li novamente e entendi a explicação, menos na parte de se somar/diminuir 360° pq? é pra todos permanecerem no primeiro quadrante?
ResponderExcluirEstou com duvidas em uma parre de Redução ao IQ. Quando um arco é negativo, basta obter a sua representa POSITIVA, como eu faço essa representação? Por exemplo: -100°=260°=80° pois -100°=260° coko eu vou descobril que é igual a 260 e 80?? como faço pra chegar a esses valores??
ResponderExcluirEstou com duvidas em uma parre de Redução ao IQ. Quando um arco é negativo, basta obter a sua representa POSITIVA, como eu faço essa representação? Por exemplo: -100°=260°=80° pois -100°=260° coko eu vou descobril que é igual a 260 e 80?? como faço pra chegar a esses valores??
ResponderExcluircomo você achou esse ""50°""
ResponderExcluirsentido positivo - sentido anti- horário"?